CARAVAGGIO era o nome da aldeia natal
de sua família e foi escolhido como seu nome artístico. Nasceu em Milão em 29
de setembro de 1571.
Foi o maior pintor italiano de seu tempo. É normalmente identificado como
artista barroco, do qual foi o primeiro grande representante.
De 1592 a 1606, trabalhou em Roma, onde
não tardou a destacar-se, não só pelo enfoque original da obra pictórica, como
pela sua vida irregular na qual aconteciam brigas e episódios que
revelavam seu caráter tempestuoso e sua falta de escrúpulos. Era orgulhoso,
teimoso e sempre envolvido em brigas, o que tornou difícil a convivência com
ele. Era considerado um farrista inconsequente, vivia com problemas com a
polícia e sem dinheiro.
Tido como
revolucionário, tanto pela sua vida turbulenta, como pelo fato da sua pintura
ter proposto uma oposição consciente ao Renascimento e ao Maneirismo.
Em 1606,
Caravaggio matou um homem e foi obrigado a fugir de Roma, onde a extremo
contragosto nunca pode voltar. Morreu quatro anos depois em uma praia
solitária, assolado pela malária. Nesta última época, pintou algumas obras nas
quais seu dramatismo característico deu lugar a uma grande serenidade.
Características de sua pintura:
Pintou temas
religiosos e escolhia como modelos de suas obras, mendigos, marinheiros,
prostitutas e crianças de rua. Preferia todo tipo de pessoas que não eram os
nobres ou que tivessem grande expressão. Utilizou esses modelos sem qualquer
receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras,
características que distinguem suas obras e que chocou os seus contemporâneos.
Caravaggio
deu aos seus quadros uma dimensão e impacto realista, ao usar um fundo sempre
raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro
plano com focos intensos de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. O uso
de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da
cena.
Estilo artístico de Caravaggio:
- Usava um forte realismo na pintura de suas obras;
- Colocava o foco da imagem nos rostos dos personagens;
- Usava efeitos de sombras e luzes;
- Buscava a intensidade de efeitos através de veementes contrastes entre o claro e o escuro que modelam as figuras e objetos, e através de uma presença física de um vigor incomparável;
- Pintava o fundo de suas obras de cores escuras, principalmente de cor preta. Este recurso dava um aspecto obscuro em suas pinturas.
O Tocador de Alaúde - 1596
etapa de sua pintura. Um jovem de beleza
feminóide e sensual comparte o protagonismo com frutas, flores e uma série de
objetos relacionados à música. Nesta obra há o emprego estético do jogo de luz
e sombra, que criava um efeito de volume e profundidade, sem dar à ação efeitos
dramáticos, como seria habitual nas posteriores obras do artista.
Esta é uma de suas obras primas, caracterizada por
suntuosos tons de escuro, sombras
envolvendo e feixes de luz claro que incidem em pontos determinados, assinala o
começo do período de maturidade do artista
que se inclina abertamente pelos
temas religiosos.
A Morte
da Virgem - 1605
Com esta obra o artista levou às últimas consequências
seus princípios estéticos, que
foi acusado de usar o corpo de uma prostituta
fisgada morta do rio Tibre para pintar
a personagem da obra. Esta foi uma das
duas mais importantes características de
sua pintura: retratar o aspecto
mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum
das ruas de Roma.
A Flagelação de Cristo
Algumas de suas obras são rejeitadas pelo
naturalismo com o qual aborda as paisagens bíblicas, mas não faltaram mecenas
dispostos a adquirir de bom gosto àqueles quadros que o clero não via com bons
olhos. A esta época correspondem as grandes obras do artista: Os retábulos Contarelli de San Luigi dei
Francesi e da capela de Ceresi de Santa Maria Del Popolo.
A Vocação de São Mateus
O Martírio de São Mateus
A Crucificação de São Pedro
Estas obras são dominadas por uma intensa ação
dramática, muito estudada desde o ponto de vista da composição e nas quais se
obtêm esplêndidos resultados com grande
economia de meios.
Mais obras
Temas religiosos
A Anunciação, 1608
A Crucificação de André, 1607
A Decapitação de João Batista
A deposiçao de Cristo, 1603
A incredulidade de Tomé, 1602
A morte de Santa Lúcia, 1608
A prisão de Jesus, 1598
A ressurreição de Lázaro, 1608
Cristo acorrentado, 1607
Davi, 1600
Davi, 1606
Descanso na fuga para o Egito
Jesus coroado de espinhos, 1606
Jesus é coroado de espinhos, 1603
João Batista, 1600
João Batista, 1603
Judite Holofernes, 1598
Madalena, 1567
Madona do Rosário, 1607
Marta e Maria Madalena, 1598
O Sacrifício de Isaac, 1602
Santa Catarina de Alexandria, 159
São Francisco em êxtase, 1595
São Francisco, 1606
São Jerônimo, 1606
São Jerônimo, 1607
Sete atos de perdão, 1607
Salomé com a cabeça de João Batista
Temas mitológicos
Amor vitorioso, 1603
Baco doente, 1593
Baco, 1596
Cupido adormecido, 1608
Medusa, 1598
Narciso
Natureza morta
Cesta de frutas, 1597
Outros temas
Menino com cesta de frutas, 1593
Menino descascando frutas, 1593
Menino mordido por lagarto, 1594
O guardião de valores, 1596
Os músicos, 1595
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/CaravaggioObras:
www.google.com.br
Arquivo pessoal